top of page

Quem somos

Somos uma igreja local  neotestamentária com raizes históricas no movimento dos chamados "Irmãos de Plymouth".Surgido por volta do ano 1831.Fazemos parte da comunhão de Igrejas de "Irmãos" em Portugal" (CIIP).Nortiados pelo princípio de cada Igreja e autonoma e responsável perante o Sumo Pastor.

História há 98 anos

Quando a Igreja estava consolidada em Santa Catarina, Carlos Swan decidiu expandir o trabalho e, em breve, foi aberta a missão das Olarias, inaugurada em 31 de maio de 1925. Segundo Joaquim Silvério Vieira em sua "História da Origem e Ação da Igreja das Olarias", as primeiras sondagens foram realizadas na Avenida D. Carlos I (então chamada Presidente Wilson), depois seguiram para os bairros da Senhora do Monte, Graça, Alfama e, por último, Olarias. A área foi indicada por um dos presbíteros, José da Silva Pinto, que morava no Monte na época. Após várias diligências, incluindo a intenção de alugar uma capela católica romana no Largo das Olarias, eles conseguiram alugar uma casa na Calçada Agostinho de Carvalho, nº 17-a (hoje 7-A), que foi adaptada e mobiliada para a pregação do Evangelho em 31 de maio de 1925. É emocionante ler na história de Silvério Vieira o seguinte trecho: 
"Antes de iniciar as obras, os então presbíteros da Igreja de Santa Catarina, Carlos Swan, Emílio Ferrett, António José Antunes, Manuel Balão, Jacinto Pinto Coelho Júnior, Guido Oliveira e Joaquim Silvério Vieira, reuniram-se uma noite no local da antiga oficina para a oração. Homens que, embora sujeitos às mesmas paixões que nós (Atos 14:15), nos deixaram grandes exemplos de zelo e fervor na obra do SENHOR."
Continuando como missão da Igreja de Santa Catarina durante alguns anos, tornou-se uma Igreja Independente no dia 15 de junho de 1930, não sem dificuldades. Os presbíteros responsáveis por dar continuidade ao trabalho como igreja autônoma foram Aleixo Marques, Vitorino Ferreira Coelho, Armando Justino Lory, Raul de Sousa Dias, José da Silva Pinto e Joaquim Silvério Vieira.
História
bottom of page